Você sabe por que baterias para carros com start/stop são diferentes?

O start/stop foi adotado por modelos mais modernos para atuar na diminuição do consumo de combustível no trânsito urbano. A tecnologia responsável pelo desligamento do motor quando o carro para no semáforo ou no trânsito, por exemplo, trouxe consigo algumas necessidades, entre elas a bateria.

A principal função da bateria é acionar o motor de arranque e dar partida no motor. Nos modelos com start/stop, sequências de pequenas cargas são demandadas constantemente das baterias no para e anda do cada vez mais complicado trânsito urbano.

Dois tipos de baterias foram criados para alimentar carros com esta tecnologia, o modelo EFB, e o modelo AGM.

Carros com start/stop sem turbo eletrônico utilizam EFBs, capazes de sustentar toda parte elétrica do carro com as sucessivas paradas no trânsito.

A EFB é a evolução das baterias convencionais, por isso são utilizadas em automóveis que somente precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do mesmo trajeto.

As AGM, por sua vez, são usadas em sistemas mais complexos. É o caso dos veículos com turbo eletrônico, que precisam de ciclos mais profundos de energia e demanda uma alta e rápida capacidade de absorção de energia recebida pelo sistema de frenagem.

A AGM tem esse nome pois, diferente das outras baterias, não tem placas de chumbo mergulhadas numa solução ácida. Ela possui um sistema de mantas de lã de vidro que absorvem essa substância aquosa e confere mair eficiência energética nos ciclos mais profundos de descarga.

CUIDADO ao verificar qual bateria é a mais indicada para o seu veículo, pois se você aplicar uma EFB em um carro que necessita de uma AGM ou vice-versa, pode acarretar em perdas de eficiências energética e podendo danificar os demais componentes do veículo. O mesmo ocorre quando uma bateria convencional é instalada em um carro com a tecnologia start/stop.

Aproveito para te indicar um vídeo que está em nossas redes sociais, onde mostramos o diagnóstico de uma Volvo, modelo XC60 T5, onde foi aplicada uma bateria convencional, quando na verdade este veículo precisava de uma AGM. O cliente trouxe o veículo com várias luzes acessas no painel indicando avarias, fizemos o diagnóstico e descobrimos que o problema estava no modelo de bateria. Então fique atento! O vídeo esta em nosso Instagran e Facebook: Automotiva Express.

Ficou com alguma dúvida? Precisa comprar baterias CONVENCIONAIS, EFB ou AGM? Entre em contato conosco!!!

Equipe Automotiva Buritis Tel. (31) 2552-8644 / 3378-0214 / 2526-9344 Cel / Whatsapp: 99156-0222
Instagram: @automotivaexpress
Avenida Professor Mário Werneck, 2570, Buritis Belo Horizonte – MG /CEP:30.575-180

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: