Alguns cuidados que se deve ter com os pneus do seu veículo

O bom estado dos pneus é essencial para a segurança e conforto dos ocupantes, além de contribuir para a economia de combustível de um automóvel. Para isso, o motorista deve tomar alguns cuidados, como ficar sempre atento à calibragem do conjunto e manter em dia a manutenção das rodas e suspensão.

No entanto, alguns hábitos podem diminuir a durabilidade e até danificar os pneus, mesmo tomando todas as medidas citadas anteriormente. Um deles é estacionar o carro com o pneu apoiado no meio-fio, hábito comum e que pode ser percebido facilmente pelas ruas, principalmente em vagas de 45 graus de inclinação.

O hábito de estacionar com os pneus encostados no meio-fio pode provocar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos componentes. O mesmo pode ocorrer quando o veículo passa sobre uma calçada, pois o impacto é ainda maior.

As rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, esvaziou. “Ou seja, a estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, a ponto de não ser capaz manter a pressão recomendada do pneu.

Outra situação são as vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente, isso pode resultar em outras complicações mecânicas ao veículo.

Por fim, a pior situação é a perda de um pneu por excesso de descuido. O hábito de esbarrar no meio-fio e ocasionar a retirada de uma “lasca” da lateral do pneu. As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus.

Com relação à condução, é muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. Vale sempre lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso, segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo. Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Então, recomendamos evitar obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e buracos.

Mesmo tomando todos os cuidados, nem sempre podemos evitar alguns acontecimentos. Caso você esteja precisando de pneus novos, entre em contato conosco, somos revenda Pirelli, os melhore pneus com preços imperdíveis, entre em contato e faça sua cotação.

Equipe Automotiva Buritis Tel. (31) 2552-8644 / 3378-0214 / 2526-9344 Cel / Whatsapp: 99156-0222
Instagram: @automotivaexpress
Avenida Professor Mário Werneck, 2570, Buritis Belo Horizonte – MG /CEP:30.575-180

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: